Evolução é Lei

 11 junho 2015   Em:

A evolução é força da Natureza. É um processo que muda a tudo e a todos.

A planta brota, cresce e floresce. Depois de algum tempo suas flores murcham e caem. Na estação do ano propícia, cresce novamente. Até que um dia a planta morre. Foi o seu tempo e a sua duração.

A transformação leva à evolução. A evolução é uma combinação de Tempo e de transformação.

No ser humano a evolução se dá no envelhecimento do corpo e na maturidade mental trazidas pelas experiências vividas. Desde o momento que nascemos já iniciamos o processo de envelhecimento. Desse momento em diante, começamos uma jornada que não tem mais volta. Damos início então à maturidade, que depende exclusivamente do desempenho pessoal.

Apenas a pessoa pode ditar a si mesma qual a velocidade em que quer crescer, como também em que sentido quer crescer.

A individualidade nos garante um modelo único de desenvolvimento, cada um cresce a seu modo e como quer, mediante as condições e influências que o cercam. Há pessoas que enxergam isso rapidamente e partem para a ação, esforçam-se, dedicam-se, refletem sobre sua existência e conseguem perceber sua importância no contexto geral da humanidade e crescem rapidamente. Outras ainda não compreenderam como esse processo funciona e ficam “patinando” na caminhada. Essas, também crescem, só que podendo enfrentar experiências frustrantes e decepções inúmeras. Continuam no erro até que o cansaço lhes toma o coração e se conscientizam que caminhar naquele sentido não lhes traz vida produtiva de forma alguma. A partir daí, a nuvem que lhes encobre a visão se dissipa, e agora podem ver o que realmente importa. A essência da vida brota em seus caminhos, mostrando um mundo novo que sempre esteve ali, mas que a nuvem das ilusões o encobria de forma a cegar-lhes completamente, levando-os a se sentirem perdidos e sem rumo.

A falta de rumo, ou melhor, a falta de planejamento sobre o que se deve fazer na vida e da vida, levou as pessoas por caminhos tortuosos e incertos. A experiência profissional me leva a entender que a falta de planos na vida pode conduzir as pessoas a chamada “porta larga” da luxúria, do orgulho, da vaidade, do vício, da supervalorização dos bens materiais e da descrença em Deus, na caridade e na ajuda mútua. Com isso as criaturas passam a desrespeitar o próximo e a humilhar os que momentaneamente estão numa posição social inferior.

É comum, aqueles que não estão bem direcionados, se queixarem de um mal estar que normalmente advém de escolhas equivocadas. Não se trata de um castigo de Deus como muitos o atribuem, é na verdade, o sofrimento consequente do arrependimento inconsciente e contrariedade pelo que viveram e fizeram aos seus semelhantes ou a si mesmo. Através do incentivo pelo mau exemplo, contribuíram para que outros sofressem, e isso lhes pesa na consciência mais do que nunca, mais do que o próprio mal que causaram a si.

Nesse momento a Lei da Evolução age, ilumina e abre um novo caminho aos que conseguiram enxergar. E que por coincidência é a mesma trilha que o Mestre Jesus nos legou.

Essa lei se aplica a todos de forma pessoal e incondicional. Quando é ignorada pelas pessoas, provoca efeitos diversos, principalmente distúrbios emocionais dos mais variados. A isso chamamos de desequilíbrio ou descentralização.

Em estado de desequilíbrio, as pessoas experimentam uma vida tóxica consigo mesmas, sentem um mal estar infundado e se movem à procura de ajuda, a fim de se livrarem dele.

Para retornar ao equilíbrio saudável, muitas vezes, as pessoas precisam do auxílio de outras, principalmente dos profissionais da Área da Saúde.

O único interessado em sua melhora é a própria pessoa, bem como é o único beneficiado, a princípio.

A evolução pessoal depende de: querer, acreditar, ter fé, desprendimento material e altruísmo.

Estes são atributos fundamentais para aqueles que querem evoluir.

O mais importante é sabermos que estamos todos no caminho, sendo que alguns procuram atalhos para a evolução e isso não existe. O caminho é um só, e todos esses atributos citados se convergem nesse caminho. O que os levará a evolução.

Aquele que aprende o caminho, dificilmente se desviará dele, e digo mais, ainda será um exemplo a ser seguido, porque o magnetismo das pessoas que descobriram o caminho é contagiante.

Muita Paz!

 

André Coelho.

Psicólogo – Escritor – Profissional e Personal Coach

E-mail: psicologoandrecoelho@uol.com.br

Site: http://psicologoandrecoel.wix.com/psicologia-clinica

Autor do livro: “O que você está pensando? – Renove seus pensamentos e crie oportunidades”, Lúmen Editorial.

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Sobre o Autor

André Coelho

André Coelho

André Luiz Gomes Coelho, nasceu em São Paulo, capital, no dia 08 de dezembro. Casado, pai de uma filha, Psicólogo Clínico, com Pós-Graduação em Psicologia Analítica – Junguiana, cursou Psicoterapia Breve pela ABRAPE. É Profissional Coach – Mentor & Holomentor (Sistema ISOR®) - Credenciado pelo Instituto Holos. Possui o título de Mestre com defesa de dissertação no Estudo de Estresse na Gerência Média. Também é graduado em Administração de Empresas. Professor Universitário ministrante em mais de dez disciplinas. Trabalhou em organizações multinacionais, governamentais e outras. Autodidata, André Coelho sempre teve sua curiosidade focada no comportamento humano. Hoje, sua atenção está voltada para decifrar as soluções para as dificuldades humanas, e, através do livro “O que você está pensando?”, procura “desmontar” as teorias acadêmicas e clássicas da Psicologia em prol de muitos, tornando-as unidades menores para maior entendimento do público em geral.

Últimos Posts

Comentários

Um comentário em “Evolução é Lei”

  1. Eunice Estrázulas Corrêa disse:

    “Crescer, todo mundo cresce,; agora evoluir nem todos” Este é um processo muito
    profundo, exige vontade, tenacidade de nossa parte, algo que nem sempre estamos
    dispostos a pagar, além do que as vezes só com ajuda de profissional, de amigos, etc, conseguiremos o ponto de equilibrio para compreender o nosso verdadeiro papel
    nesta vida.Porém quando conseguimos encontrar o equilibrio para uma vida saudá-
    vel, cooperativa e amorosa é como voce citou:

    “Aquele que aprende o caminho, dificilmente se desviará dele, e digo mais, ainda será um exemplo a ser seguido, porque o magnetismo das pessoas que descobriram o caminho é contagiante.”

    Obrigada por tão instrutivo artigo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *